Por que este painel apresenta uma lista para Renovação de Frota SAMU?
A Renovação de Frota do Programa SAMU 192 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que ocorre por da garantia de veículo sem equipamentos, com a finalidade de substituir ambulâncias que já tenham atingido certo tempo de uso. Ou seja, a execução é realizada para serviço do SAMU 192 já existente.
O Ministério da Saúde está incluindo a Renovação de Frota de ambulâncias do SAMU no PAC. Embora a Renovação não estivesse originalmente contida no PAC-Seleções da Portaria GM/MS nº 1.517/2023 – por meio da qual apenas ambulâncias para Ampliação ou Expansão da Frota SAMU foram abertas para propostas de municípios e estados – o Governo decidiu trazê-la ao PAC com o objetivo de ampliar seus impactos positivos através de maior participação dos parlamentares na alocação orçamentária. Dessa forma, a Renovação de Frota do SAMU estará disponível para recebimento de emendas parlamentares.
Como foi construída essa lista de Renovação de Frota SAMU?
A lista de municípios e ambulâncias apresentada neste painel foi construída a partir da aplicação do critério de idade do veículo, conforme NOTA INFORMATIVA Nº 29/2021-CGURG/DAHU/SAES/MS. Foram contemplados todos os entes federativos que possuam veículos com idade igual ou superior a 5 (cinco) anos de utilização no SAMU 192 com cadastro no banco de dados da logística e na ferramenta REDMINE.
Como poderão ser indicadas para emendas parlamentares?
As emendas parlamentares poderão ser alocadas de duas formas: a) como bônus de indicação prévia na modalidade “ambulâncias SAMU” do PAC-Seleções; b) de forma desvinculada do PAC-Seleções, isto é, independente de indicação prévia no PAC-Seleções.
Mais informações estão disponíveis nas normas específicas das emendas ao PAC.
Qual é o valor de cada ambulância?
O valor das ambulâncias para renovação de frota é de R$ 289.000,00 (conforme Pregão 150/2023 – Item Renovação de Frota (RF)).
Cada ambulância que será renovada possui um código CNES, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
Como será a tranferência/execução dessa ação?
A execução, para emendas parlamentares, se dará por meio de transferência Fundo a Fundo. O ente federado beneficiário deverá aderir à Ata de Registro de Preços disponibilizada pelo Ministério da Saúde.
Para execução com orçamento do próprio Ministério da Saúde, será feita doação.