Visão Geral
A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos infectados, como Haemagogus, Sabethes (no ciclo silvestre) e Aedes aegypti (no ciclo urbano).
A infecção pode variar de formas leves a graves, caracterizadas por febre alta, dor muscular, icterícia e, em casos mais severos, hemorragias e insuficiência de múltiplos órgãos.
A vacinação é a principal forma de prevenção e uma das medidas mais eficazes para o controle da Febre Amarela.
No Brasil, a vacina é ofertada na rotina do Calendário Nacional de Vacinação para indivíduos a partir dos 9 meses de idade, com uma dose única para a vida toda, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A meta de cobertura vacinal é de 95% da população-alvo, fundamental para manter a proteção coletiva e evitar surtos da doença, especialmente em áreas com circulação viral ou próximas a regiões de mata.
Observação: A vacinação contra Febre Amarela é recomendada em todo o território nacional e deve ser atualizada conforme o esquema vacinal previsto no Calendário Nacional de Vacinação e Instrução Normativa e os registros de doses no Sistema de Informação.
Filtros Disponíveis
GEOGRÁFICAS E TERRITORIAIS
Região Geográfica; Unidade da Federação; Macrorregião de Saúde; Região de Saúde; Município.
DEMOGRÁFICAS
Idade.
TEMPORAIS
Ano (aplicação do imunobiológico).